quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Quais atividades precisam de licenciamento ambiental?


Qual a importância da camada de ozônio?


Oque o ar poluido pode causar a saude?


Efeito Estufa

  • O efeito estufa ocorre quando gases da atmosfera - como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e CFC's - absorvem parte da radiação solar, “aprisionando” este calor na Terra. Como resultado, a superfície terrestre fica cerca de 30ºC mais quente ao receber quase o dobro de energia da atmosfera em relação à energia que recebe do sol.Segundo o IPCC, a aceleração do processo de aquecimento global observada durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa. Entre eles o metano, produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos.
  • Ele é um dos mais nocivos - cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Levando em consideração que a pecuária representa 16% da poluição mundial, cientistas têm procurado a solução para esse problema. Na Nova Zelândia, por exemplo, para compensar os efeitos dos gases emitidos, pensou-se em cobrar imposto pela posse de gado.

Biocombustíveis

  • São materiais biológicos que, quando em combustão, possuem a capacidade de gerar energia para realizar trabalhos. É certo que praticamente todo material biológico gera energia, a fruta que comemos, a planta que queima.
  • O tipo mais difundido de biocombustível no Brasil é o álcool proveniente da cana de açúcar. Sua principal vantagem é a menor poluição que causa, em comparação aos combustíveis derivados do petróleo. A cana é um produto completo porque produz açúcar, álcool e bagaço, cujo vapor gera energia elétrica. Contudo, possui diversas desvantagens, como o fato de não resolver o problema da dependência do petróleo, devido à inflexibilidade no refino do mesmo.
  • O álcool proveniente da cana-de-açúcar tem sido o biocombustível número 1 na política brasileira de incentivo a energias alternativas ao petróleo. O mais grave do pro-álcool talvez tenha sido a necessidade de se utilizar um motor específico que não permite a utilização alternada entre álcool e gasolina, quando for interessante.
  • Ainda há a questão ambiental. Com o estímulo ao pró-álcool, grande área de Mata Atlântica foi substituída por plantações de cana de açúcar, particularmente no nordeste brasileiro. Isto acarretou graves problemas climáticos e edáficos, com elevação das temperaturas e da erodibilidade dos solos.

Pense nisso...

  • Não é preciso muito para ver que o brasileiro anda mal educado quando o assunto é meio ambiente. Grandes progressos foram feitos mas, nas atuais circunstâncias, o povo caminha a passos lentos na hora de minimizar seu impacto ambiental. Nesta difícil missão que as autoridades têm de educar a população, atuam profissionais, estudantes e voluntários numa área conhecida como Educação Ambiental. Um trabalho importantíssimo para preservar nossos recursos naturais e garantir qualidade de vida para os tempos atuais e para as futuras gerações. Levar conhecimentos fundamentais a pescadores, agricultores e outros trabalhadores pode ser a maneira mais barata e inteligente de aplicar o dinheiro do governo. Simples assim.
  • Muitas pessoas acreditam que equilíbrio ecológico é uma utopia. É compreensível entender porque chegam a pensar deste modo, uma vez que estamos em um mundo cada vez mais alterado pela espécie humana. No entanto, vale lembrar que para termos um desenvolvimento sustentável, devemos analisar a importância de haver uma harmonia entre as espécies. Nos diversos ecossistemas, as plantas, animais e microorganismos estabelecem entre si e com o ambiente um relacionamento que garante não apenas a sobrevivência de todos, mas também a preservação dos recursos naturais oferecidos pelo meio em que vivem. Para saber mais sobre o assunto, visite o artigo Equilíbrio ecológico, economia e ética, de Branca Medina